Amparo e sua tradição com os Esportes Radicais Amparo e sua tradição com os Esportes Radicais
A história de Amparo com os esportes radicais BMX freestyle, Skateboarding e Inline começou cedo, ainda na década de 80 com a construção do... Amparo e sua tradição com os Esportes Radicais

A história de Amparo com os esportes radicais BMX freestyle, Skateboarding e Inline começou cedo, ainda na década de 80 com a construção do Half-Pipe de madeira e a minipista de BMX no extinto Espaço da Criança. Infelizmente, o Half-Pipe pouco durou e a cena local de Skate acabou se diluindo. Já na década de 90, surgia uma nova geração de garotos skatistas e bikers fruto da herança radical de Amparo dos anos 80. Sem um local para praticar o esporte, esses garotos viajavam de ônibus para as cidades vizinhas atrás de rampas e pistas.

“Apenas um pequeno clique nas publicidades é uma grande ajuda para manter nosso Portal”

Depois de alguns anos e de muita insistência, essa nova geração de adolescentes que incluía o Diogo Canina, conseguiu que a cidade construísse uma nova pista de Skate e BMX. O skatepark foi construído ao lado da rodoviária da cidade e existiu de 1996 à 2015. O “Half”, como era conhecido, mudou a cara da cidade e a vida de muitos jovens, inclusive a de Diogo. Praticando diariamente na pista, Diogo atingiu um nível que lhe permitiu construir uma carreira internacional de sucesso e conquistar duas medalhas de prata nos X-Games de Los Angeles. Em 2008, já com experiência internacional, Diogo desenhou o projeto e supervisionou o desenvolvimento do que na época seria o novo skatepark de Amparo, hoje localizado no Parque Linear. A pista virou referência no país e por muitos anos foi a única pista bem construída em toda nossa região. Ainda hoje, quase 10 anos depois de sua execução, o skatepark ainda é uma das mais bem feitas do Brasil.

De Olho no Futuro, De Olho nas Olimpíadas
Apesar de todo sucesso do passado, Amparo está de olho no futuro e planeja assumir um papel de ainda mais destaque no cenário nacional. Para isso, será necessário que nossa cidade se adapte às últimas mudanças que aconteceram no mundo dos esportes radicais. Recentemente, foi anunciado pelo Comitê Olímpico Internacional que Skateboarding Park e BMX Park estarão presentes nas Olimpíadas de Tokio 2020.

Como já era esperado, o nosso Diogo Canina a convite da Confederação Brasileira de Ciclismo acaba de ser indicado para coordenar o programa Olímpico do BMX. Para Diogo, a entrada dos esportes nas olímpiadas significa que o Brasil, mais do que nunca, precisará desenvolver locais apropriados, onde a nova geração de jovens que sonham em um dia participar das Olimpíadas, possam praticar seus esportes.

“No Brasil, não existe no momento nada capaz de sediar eventos de BMX Park ou servir como local de treinamento desse nível”. O novo skatepark, que será construído no futuro parque municipal de Amparo, será mais uma vez pioneiro no Brasil e se tornará parada obrigatória para todos os praticantes do país. A pista trará o que existe de mais moderno na construção de skateparks e tendências do esporte. O projeto do skatepark, já concluído, foi projetado por Diogo Canina com a ajuda de atletas internacionais que ele conheceu ao redor do mundo, e do engenheiro da prefeitura, Andreas köberle. “A nossa intenção é construir algo que solidificará de vez a posição pioneira de Amparo nos esportes radicais, especialmente agora que estamos também nas olimpíadas. Temos tradição e uma localização mais do que privilegiada. A oportunidade é muito boa e não vamos perder”. Por isso, Diogo diz que o momento agora é de tentar viabilizar o recurso para a construção da pista da forma mais rápida, para que Amparo não perca essa grande oportunidade. “Quem sabe, Amparo estará com todas as condições de sediar um Sul-Americano ou Pan-Americano da categoria. Imagine!”.

A nova pista, que terá vista panorâmica da cidade e das montanhas da região será capaz de sediar campeonatos internacionais, por que além da nova pista, o futuro parque municipal terá toda estrutura para isso: fácil acesso, estacionamento amplo, espaço para o público, banheiros, segurança e conforto. Mas o futuro skatepark trará para a cidade mais do que apenas eventos e atletas internacionais, o skatepark será uma grande adição para o entretenimento e lazer da população de Amparo. Será parada certa para muitos dos nossos jovens, famílias e turistas de Amparo.

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a deixar comentários abaixo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *