Cemei Juriti inaugura brinquedoteca, cantinho de vídeo e sala de leitura em Itatiba Cemei Juriti inaugura brinquedoteca, cantinho de vídeo e sala de leitura em Itatiba
Na manhã da última sexta- feira, 18 de março, a Cemei Juriti, localizada no bairro Jardim das Nações, recebeu mais uma opção educacional para... Cemei Juriti inaugura brinquedoteca, cantinho de vídeo e sala de leitura em Itatiba

Na manhã da última sexta- feira, 18 de março, a Cemei Juriti, localizada no bairro Jardim das Nações, recebeu mais uma opção educacional para os alunos da unidade escolar.

Uma brinquedoteca foi implantada pela equipe gestora da unidade, montada com verba da Associação de Pais e Mestres (APM), além de verbas de eventos realizados pela escola, bem como doações e com auxílio da mão de obra da Prefeitura de Itatiba.

O novo espaço conta com 1.188 livros em seu acervo, sendo que 126 deles foram repassados pela Prefeitura em 2015. A sala conta com: cantinho do vídeo com TV para vídeos infantis ou informativos, sala de leitura com vários livros de literatura infantil, cantinho do faz de conta e cantinho dos jogos e brinquedos.

“É um espaço a mais onde as crianças poderão deixar a imaginação fluir. O incentivo à leitura e a brincadeiras lúdicas, desperta nestas crianças a criatividade, o hábito de leitura e da descoberta de novas aventuras”, comentou a Secretária de Educação, Maria de Fatima Polesi Lukjanenko.

O espaço utilizado para receber a brinquedoteca foi uma sala de aula ampla e arejada que foi decorada e dividida em ambientes prazerosos para que as crianças possam desenvolver as atividades. O cantinho do vídeo com televisão, foi montado para a para exibição de vídeos infantis e informativos. O centro de leitura tem como objetivo favorecer a familiaridade das crianças com a leitura e ampliar seu repertório, inserindoas o mais cedo possível em contato com os livros, com obras clássicas e modernas.

Já o cantinho do faz de conta, oferece jogos e brinquedos e é através da brincadeira que a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.

“A brinquedoteca é um espaço criado para favorecer a brincadeira, lá as crianças vão para brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de potencialidades e necessidades lúdicas, sendo que muitos brinquedos, jogos variados e diversos materiais disponíveis na sala, permitem a expressão da criatividade. Desta forma, a brinquedoteca propicia a construção do saber, sendo uma deliciosa aventura, na qual a busca pelo saber é espontânea e prazerosa”, explica a Diretora do CEMEI, Janete de Fatima Fumachi Nascimento.