As festas de fim de ano estão próximas e soltar fogos de artifícios é recorrente nesta época. Para que este período seja só motivo...

As festas de fim de ano estão próximas e soltar fogos de artifícios é recorrente nesta época. Para que este período seja só motivo de alegria e confraternização, o Corpo de Bombeiros Municipal de Sumaré dá dicas importantes sobre os cuidados na compra e no manuseio dos explosivos ornamentais.

Em primeiro lugar, a compra deve ser realizada em uma loja especializada nesse tipo de produto, que tenhas as autorizações necessárias. Não adquira produtos em locais sem a licença da Prefeitura. É importante também observar o local de armazenamento. A umidade altera a qualidade dos fogos e compromete a segurança do usuário. É recomendado também olhar na embalagem e ver se os fogos têm o pré-requisito de faixa etária, pois há certos tipos de fogos que menores de 18 anos não podem manusear.

“Depois da compra, é preciso seguir as instruções das embalagens, para evitar os acidentes que geralmente acontecem com pessoas que manipulam os fogos de forma incorreta. Orientamos ainda não soltar os fogos dentro de canos, caixas de esgoto, recipientes de vidro, perto de fogões, fumantes, crianças e isqueiros, garantindo a segurança de todos”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, Mario Bertolo.

É recomendado procurar um lugar aberto procurar um lugar aberto e longe de outras pessoas, da rede de eletricidade, de residências e ainda evitar locais onde há perigo de incêndio, como áreas verdes. “Ao soltar os explosivos, o braço do usuário deve ficar junto ao corpo, voltado diretamente para cima, e é importante que a pessoa não tenha ingerido bebida alcoólica. Caso o produto falhe, a recomendação é para jogar água no pavio e descartar o produto”, explicou Bertolo.

“É muito importante que os moradores se atentem a essas orientações, soltem os fogos com segurança e passem as festas de fim de ano apenas comemorando”, reforçou o prefeito Luiz Dalben.

O Corpo de Bombeiros Municipal de Sumaré atende pelo telefone 193 e a Guarda Civil Municipal, pelo 38735626. As corporações estão de plantão 24 horas por dia.

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a deixar comentários abaixo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *