Dia Mundial sem Tabaco: Prefeitura de Sumaré mantém grupo antitabagismo no Maria Antonia Dia Mundial sem Tabaco: Prefeitura de Sumaré mantém grupo antitabagismo no Maria Antonia
Os números impressionam: a Organização Mundial de Saúde estima que o cigarro seja responsável por quase seis milhões de mortes por ano, sendo que... Dia Mundial sem Tabaco: Prefeitura de Sumaré mantém grupo antitabagismo no Maria Antonia

Os números impressionam: a Organização Mundial de Saúde estima que o cigarro seja responsável por quase seis milhões de mortes por ano, sendo que mais de 600 mil pessoas são fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes). A fim de alertar a população sobre os riscos do tabagismo, no Dia Mundial sem Tabaco, celebrado nesta quinta-feira, 31 de maio, a secretaria municipal de Saúde reforça o apoio gratuito oferecido pelo município por meio de grupos antitabagismo que, atualmente, são mantidos na USF Maria Antonia.

A assistência do grupo tem duração de três meses. Os encontros iniciais são realizados semanalmente, seguidos de reuniões quinzenais e mensais, nos quais os pacientes recebem acompanhamento de uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, dentista, agente comunitário de Saúde e psicólogo. Os profissionais foram capacitados pelo Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras drogas), do Governo do Estado. Alguns casos também recebem o tratamento por adesivo, de acordo com avaliação clínica.

“O tabagismo é uma epidemia global que traz prejuízos incalculáveis para a saúde de quem fuma, para os familiares e amigos que convivem com o fumante e a Rede Municipal de Saúde dispõe de uma ferramenta muito importante para as pessoas que desejam parar de fumar e ter uma vida mais saudável, mas sozinhas, não conseguem. Os grupos contribuem para esta iniciativa pessoal e é uma oportunidade que deve ser aproveitada.”, incentivou o prefeito Luiz Dalben.

As atividades do primeiro grupo foram iniciadas há três anos e, durante esse período, mais de 73 pessoas já participaram. A dona de casa M.K.F., de 33 anos é uma delas. Há dois meses sem fumar, ela destaca a atenção dos profissionais do grupo e os benefícios para a saúde que já começaram a aparecer:

“Minha filha de seis anos me pedia muito para parar de fumar, eu até tinha tentado outras vezes, mas não consegui ir adiante. Quando você entra no grupo, a coisa muda e você não quer desapontar os profissionais e a família, então o esforço é maior e vem a recompensa. Hoje eu posso dizer que sinto o gosto dos alimentos, me livrei do cheiro de cigarro e até consigo dar mais atenção para a família”, contou.

Todos os cidadãos sumareenses interessados em parar de fumar estão convidados a ingressarem no programa antitabagismo da Prefeitura de Sumaré. O próximo grupo terá início em agosto e, para participar, é preciso se inscrever na recepção da USF Maria Antonia, localizada na Rua Oswaldo Vacari, nº 685. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3864-2576 / 3832-1764.

 

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a deixar comentários abaixo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *