Hortolândia amplia “Escola de Tempo Integral” para mais cinco unidades Hortolândia amplia “Escola de Tempo Integral” para mais cinco unidades
Agora já são 15 escolas participantes; meta da Prefeitura é que, em 2020, todas as 28 Emefs desenvolvam o programa A Prefeitura de Hortolândia... Hortolândia amplia “Escola de Tempo Integral” para mais cinco unidades

Agora já são 15 escolas participantes; meta da Prefeitura é que, em 2020, todas as 28 Emefs desenvolvam o programa

A Prefeitura de Hortolândia traz uma novidade para a comunidade escolar de mais cinco unidades de Ensino Fundamental do município. O programa Escola de Tempo Integral será ampliado, neste início de ano letivo, para atender as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Jd. Boa Esperança, Nicolas Thiago dos Santos Lofrani (Jd. Sumarezinho), Renato da Costa Lima (Jd. Amanda), João Calixto (Chácaras Nova Boa Vista) e Villagio Ghiraldelli. Nestes locais, serão atendidas 100 crianças em período integral, além dos demais alunos do parcial. Com esta ação, Hortolândia terá 2.419 mil alunos na Escola de Tempo Integral, em 15 unidades de ensino. A meta da Prefeitura é que, em 2020, todas as 28 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) desenvolvam o programa Escola de Tempo Integral, totalizando 4.210 alunos.

“Ajude o Portal Novidade a crescer, dê um click nos banners de publicidade”

Além disso, a Emef Armelinda Espúrio da Silva, onde em 2017 o programa atendia 100 crianças em período integral, terá, nos próximos dias, 100% de alunos matriculados no programa, ou seja, 200 crianças. Na próxima quinta-feira (01/02), a Prefeitura inaugura, ainda, a Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Josias da Silva Macedo, no prédio onde funcionava o antigo CAC (Centro de Arte e Cultura) do Jd. Nossa Senhora de Fátima, com 150 alunos matriculados.

De acordo com a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Roberta Diniz, as aulas da Escola de Tempo Integral, no contraturno da grade convencional, terão início em datas diferenciadas. “O ensino regular começou para todos os alunos, nesta quarta-feira (31/01), em todas as escolas. As atividades da Escola de Tempo Integral começam, na próxima quarta-feira (07/02), nas escolas onde o programa já foi implantado em 2017. Já para as cinco escolas onde o programa será ampliado agora, as aulas de contraturno iniciam no dia 19 de fevereiro”, explica. A mesma medida vale para a Emeb Josias, que será inaugurada na próxima semana. Isso porque os professores farão oficinas e capacitações para o trabalho com os alunos de período integral.

A proposta da Escola de Tempo Integral é formar as crianças por meio de um currículo de atividades correlacionadas com a grade convencional. Além de participar das disciplinas comuns às demais escolas, na Escola de Tempo Integral o aluno se desenvolve de forma diferenciada, trabalhando suas habilidades e talentos, através da participação em estações de vivência: espaços educativos adequados ao desenvolvimento e aprendizagem. Em 2017, o programa funcionou em nove escolas.

“A ampliação do atendimento do programa Escola de Tempo Integral faz parte das ações da Prefeitura de caminhar em busca da meta estabelecida para 2020, de termos este trabalho em todas as Emefs. Quando a criança permanece mais tempo na escola, temos mais possibilidades de trabalhar conceitos, como a cidadania. Escolhemos estas escolas pelos critérios de vulnerabilidade social e conseguimos fazer um enfrentamento de questões como violência e uso de drogas por meio da educação”, destaca o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes. 

Escolas participantes do programa Escola de Tempo Integral

  1. Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Jardim Interlagos
  2. Emef Dayla Cristina Souza De Amorim – Jd. Santiago
  3. Emef Profª. Patrícia Maria Capelato Basso – Jd. São Sebastião
  4. Emef Viva Mais – Jd. Santa Clara
  5. Emef Profª. Maria Célia Cabral Amaral – Jd. Amanda
  6. Emef Dona Ana José Bodini Januário – Jd. Amanda
  7. Emef Armelinda Espúrio da Silva – Chácaras Fazenda do Coelho
  8. Emef Jardim Primavera
  9. Emef Profª. Lilian Cristiane M. de Araújo – Jd. Estefânia
  10. Emeb Josias da Silva Macedo – Jd. Nossa Senhora de Fátima
  11. Emef Jd. Boa Esperança
  12. Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani- Jd. Sumarezinho
  13. Emef Renato da Costa Lima – Jd. Amanda
  14. Emef João Calixto – Chácaras Nova Boa Vista
  15. Emef Villagio Ghiraldelli

 

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a deixar comentários abaixo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *