Hortolândia: I Encontro de Tropeiros terá Praça de Alimentação Hortolândia: I Encontro de Tropeiros terá Praça de Alimentação
Espaço contará com empreendedores do programa de Economia Solidária da Prefeitura O I Encontro de Tropeiros que a Prefeitura realizará, neste domingo (16/09), no... Hortolândia: I Encontro de Tropeiros terá Praça de Alimentação

Espaço contará com empreendedores do programa de Economia Solidária da Prefeitura

O I Encontro de Tropeiros que a Prefeitura realizará, neste domingo (16/09), no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior” terá cantoria, apresentações musicais e de dança. O Centro de Memória está localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. Para recuperar as energias, o público poderá desfrutar da Praça de Alimentação. O evento busca resgatar a influência do tropeirismo na formação histórico-cultural da cidade. O Centro de Memória fica no prédio onde funcionava a antiga Estação Jacuba.

O espaço contará com a participação de empreendedores inscritos no Programa de Economia Solidária da Prefeitura, além de empreendedores particulares. O público terá diferentes opções para matar a fome e a sede com barracas de bebidas, comidas (pastel, açaí, milho, espetinho, costela no chão e queima do alho) e doces como churros, entre outros.

A programação começa às 8h com o tradicional Café Com Viola, que terá apresentação do grupo Hortolândia Canta. Para animar ainda mais o público, o encontro terá as apresentações dos grupos Pioneiros e Rainhas do Catira e da Cia. de Dança Ari Silva.

A música sertaneja também terá vez com os shows das duplas Celino e Celito e Camilla e Ludmilla e dos cantores Carol Silva e Thiago Ferraz.

EXPOSIÇÃO

O encontro marcará também o lançamento da exposição “Hortolândia: de trilha, passagem para tropeiros e os ventos nos levam ao rodeio”, também no Centro de Memória. Serão expostos fotos antigas, materiais e objetos relacionados ao tropeirismo. O título da exposição faz referência a um trecho do primeiro verso do Hino de Hortolândia.

Na exposição, a população também conhecerá algumas curiosidades relacionadas ao tema que influenciaram na formação histórica do município. Uma delas é que Hortolândia foi ponto de parada para tropeiros. De acordo com a pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, no século 19, quando Hortolândia se chamava Jacuba, a cidade serviu de ponto de parada para tropeiros.

Confira abaixo a programação do I Encontro de Tropeiros:

8h – Café Com Viola

9h30 – Cerimonial da exposição “Hortolândia: de trilha, passagem para tropeiros e os ventos nos levam ao rodeio”

10h30 – Abertura da exposição

11h – Apresentação do grupo Pioneiros do Catira

11h30 – Apresentação do grupo Rainhas do Catira

12h10 – Show com a dupla Celino e Celito

13h10 – Apresentação da Cia. de Dança Ari Silva

13h40 – Show com o cantor Thiago Ferraz

14h50 – Show com a cantora Carol Silva

16h – Show com a dupla Camilla e Ludmilla

 

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a deixar comentários abaixo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *