Vacinação gratuita começa neste sábado (30/04) para alguns dos grupos de risco; restrição fica para pessoas com quadro febril ou alergia a ovo A...

Vacinação gratuita começa neste sábado (30/04) para alguns dos grupos de risco; restrição fica para pessoas com quadro febril ou alergia a ovo

A partir deste sábado (30/04), unidades de saúde de Hortolândia participarão da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, grupo de vírus causador da gripe. Inicialmente, a campanha imunizará crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, mulheres grávidas, mães com bebês de até 45 dias, além de trabalhadores da saúde. Idosos com mais de 60 anos também poderão ser vacinados a partir desta data, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde.

Por orientação da GVE (Gerência de Vigilância Epideimologica), órgão estadual, todas as cidades do interior paulista terão a Campanha Nacional de Vacinação organizada em etapas. Por isso, é preciso estar atento à data em que inicia a vacinação para cada grupo de risco. A previsão é que a campanha abrangendo todos os grupos vá até o dia 20 de maio.

A Secretaria de Saúde de Hortolândia acatou a determinação do estado e convoca as pessoas classificadas na primeira etapa para receber a dose da vacina neste sábado, Dia D da campanha, em postos volantes e unidades de saúde participantes. A lista com os locais onde haverá vacinação neste sábado pode ser conferida abaixo. Nos dias da semana, a vacina também estará disponível nas unidades de saúde, inicialmente para estes grupos de risco.

A recomendação é que a vacina seja aplicada em todas as pessoas destes grupos de risco, sendo inclusive permitida em pessoas resfriadas. As únicas restrições são para quem está com febre ou possui alergia a ovo. Como o vírus é introduzido em ovos de galinha para a produção da vacina, a alergia ao alimento pode provocar reações em quem for imunizado.

Demais grupos de risco

A partir do dia 9 de maio, a campanha se estenderá para doentes crônicos, desde que apresentem carta do médico atestando a necessidade da vacina. A meta do município é imunizar cerca de 47 mil pessoas em todos os grupos de risco.

A vacina contra a Influenza previne contra gripes causadas por vários tipos de vírus, inclusive o H1N1. Como entre um ano e outro estes vírus sofrem mutação, é importante que a população dos grupos de risco se vacine anualmente. A vacina é feita com vírus inativo e não há perigo de ficar doente após o recebimento da dose. Menos de 4% das pessoas que foram vacinadas relataram alguma reação adversa, como dor de cabeça ou dores no corpo. 

Transmissão

A transmissão da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Por isso, além da vacinação, a Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas lavem as mãos com frequência e, se possível, utilizem álcool em gel para aumentar a prevenção. Ambientes fechados devem ser evitados. Em casa, portas e janelas abertas aumentam a circulação do ar.

A maioria das pessoas infectadas pelo vírus da Influenza se recupera dentro de uma a duas semanas, sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de doenças crônicas, a infecção pode evoluir para formas graves. 

H1N1

Neste ano, há 35 notificações de H1N1 em Hortolândia, sendo que seis casos já foram descartados e o restante está em investigação.

Unidades de saúde e posto volante abertos neste sábado (30/04), das 8h às 17h: 

  • UBS Nova Hortolândia
  • UBS Rosolen
  • UBS Novo Ângulo
  • UBS Santa Clara
  • UBS Amanda
  • USF Parque do Horto
  • USF São Jorge
  • USF São Sebastião
  • USF Santiago
  • USF Nova Europa
  • USF São Bento
  • Posto volante Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Ana José Bodini Januário – Jardim Amanda

 

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a deixar comentários abaixo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *