Convênio reforça trabalho dos agentes de trânsito com objetivo de evitar infrações que possam causar acidentes  A Prefeitura de Hortolândia firmou convênio com a...

Convênio reforça trabalho dos agentes de trânsito com objetivo de evitar infrações que possam causar acidentes 

A Prefeitura de Hortolândia firmou convênio com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, com objetivo de ampliar a fiscalização de trânsito na cidade. A partir de agora, policiais militares farão autuações e aplicarão multas nos casos em que, antes, apenas os agentes de trânsito estavam aptos a fiscalizar, como parar em local proibido, avançar sinal vermelho e parar sobre faixas de pedestres. Nesta quarta-feira (10/01), aproximadamente dez policiais de Hortolândia participaram de uma formação com o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira, em preparação à ação permanente de fiscalização, que começa nesta semana. 

“Ajude nosso Portal a crescer, dê um click nos banners de publicidade”

De acordo com a legislação estadual de trânsito, policiais militares têm poder de fiscalização sobre situações relacionadas ao veículo e ao condutor, como condições dos pneus, documentação do automóvel, habilitação do motorista, embriaguez ao volante, entre outras situações. Já os agentes de trânsito do município fiscalização infrações no âmbito das vias municipais. Com o convênio, a polícia também fará este tipo de autuação. PMs e agentes de trânsito compartilham, ainda, a fiscalização de uso de celular e de cinto de segurança. 

“Vamos ampliar nossa fiscalização e, com isso, coibir práticas que podem causar acidentes”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana. Em 2017, os agentes de trânsito do município aplicaram 5.686 autuações. De janeiro a outubro de 2017 foram registrados 1.039 acidentes de trânsito. 

Redução de acidentes 

O convênio com a PM é uma das ações da Prefeitura previstas para este ano com o intuito de reduzir o número de acidentes de trânsito na cidade. A polícia também é parceira da Prefeitura na realização de um banco de dados com detalhes de acidentes de trânsito, informações que já foram levantadas e serão analisadas pelo Grupo de Segurança Viária, para criação de estratégias preventivas. A próxima reunião deste comitê, formado por representantes de diversas secretarias municipais e órgãos públicos ligados à segurança viária, será no dia 23. Com isso, até o final deste mês, a Prefeitura terá um mapa da violência no trânsito e definirá quais ações serão colocadas em prática para reduzir a quantidade de acidentes.

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a deixar comentários abaixo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *