Prefeitura de Sumaré remaneja vagas em creche e amplia atendimento na Região do Maria Antônia Prefeitura de Sumaré remaneja vagas em creche e amplia atendimento na Região do Maria Antônia
A Prefeitura de Sumaré firmou nesta quarta-feira, dia 16 de março, convênio com a creche particular “Trenzinho da Alegria”, recém habilitada no Proeb (Programa... Prefeitura de Sumaré remaneja vagas em creche e amplia atendimento na Região do Maria Antônia

A Prefeitura de Sumaré firmou nesta quarta-feira, dia 16 de março, convênio com a creche particular “Trenzinho da Alegria”, recém habilitada no Proeb (Programa Municipal de Educação Básica), cujo objetivo é suprir a inexistência de creches municipais por meio de parcerias com unidades particulares. A escola está localizada na Região do Maria Antônia, uma das áreas com maior demanda em Sumaré, e passa a oferecer 43 vagas gratuitas e em período integral para crianças de 0 a 3 anos de mães que trabalham.

A cerimônia para formalizar o convênio do programa de “bolsa creche” municipal contou com a presença da prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, de representantes da Secretaria Municipal de Educação, do administrador regional do Maria Antonia, Amarildo Santana, além dos vereadores Rubens Champam e Warley “Fininho” de Faria. Os responsáveis pela escola e pais dos alunos também participaram da reunião.

Natália, mãe do pequeno Miguel, elogiou a escola e destacou a importância da unidade para o desenvolvimento do filho. “Não tenho do que reclamar. Meu filho é muito bem tratado aqui. Antes, até achava que ele poderia ser autista, mas agora ele está se desenvolvendo super bem. Tenho outro filho de 5 meses e quero que ele fique aqui também, futuramente”, comentou ela.

VAGAS

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as 43 novas vagas são fruto de remanejamento dentro do próprio programa, visando a ampliação de vagas onde elas são mais necessárias. Com o orçamento apertado devido à crise financeira nacional e à queda na arrecadação, o Município não dispõe, neste momento, de verba para aumentar o número de vagas do Programa, que atende atualmente a 4.258 crianças. Desde 2013, no entanto, foram criadas 1.250 novas vagas.

“Em 2013, quando assumimos, 36 escolas eram conveniadas por meio do Proeb. Hoje, já são 55 unidades. São investidos cerca de 20 milhões de reais por ano. Gostaríamos de ter aumentado ainda mais o número de vagas, mas, desde o ano passado, estamos enfrentando uma grave crise econômica, que acabou resultando na diminuição da nossa arrecadação. Para o próximo ano, nosso objetivo é aumentar as vagas”, garantiu a prefeita Cristina Carrara.

REMANEJAMENTO

Em dezembro de 2015, a Prefeitura publicou Chamamento Público convidando instituições privadas a se cadastrarem junto à Secretaria de Educação, com o objetivo de aumentar a oferta de vagas em locais com o maior déficit, como a região do Maria Antonia e Matão.

Somente no Maria Antônia, a Secretaria estabeleceu recentemente convênio com três escolas de Educação Infantil (Pintando Futuro, Multiplicando o Saber e Trenzinho da Alegria). No total, contando as três unidades, o remanejamento aumentou em 128 o número de vagas nesta região.

Já no Matão, outra área com grande demanda, a Secretaria de Educação vem ampliando o número de vagas desde outubro de 2015. Desde então, são mais 224 novas vagas remanejadas nas escolas de Educação Infantil “Gente Miúda II”, “Carrossel”, “Colorir e Aprender”, “Raio de Luz” e “Centopeia”.