Programa de Educação Ambiental  de Limeira realiza plantios com crianças do centro infantil de Limeira Programa de Educação Ambiental  de Limeira realiza plantios com crianças do centro infantil de Limeira
P Os alunos do Centro Infantil Célia Regina Sciarra participaram do plantio de árvores. A ação que faz parte do Programa de Sensibilização Ambiental... Programa de Educação Ambiental  de Limeira realiza plantios com crianças do centro infantil de Limeira

P Os alunos do Centro Infantil Célia Regina Sciarra participaram do plantio de árvores. A ação que faz parte do Programa de Sensibilização Ambiental Gota D’Água, realizado em parceria com o Consórcio PCJ, ocorreu nesta segunda-feira, 25 de abril, nos parques da própria escola, situado no jardim Campo Belo. O projeto é realizado e conduzido por uma equipe de educação ambiental, formado por técnicos das Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

A iniciativa foi planejada pela escola como ação do Programa de Educação Ambiental, que visa sensibilizar os alunos, famílias, professores e funcionários da rede municipal de ensino para a preservação ambiental.

“Cada classe realizou o plantio de uma muda de árvore visando melhorar questões como a sombra. Cada classe ficará responsável pela irrigação da árvore e poderá acompanhar algumas fases, como crescimento, perda de folha na época da seca e o florescimento. Foram plantadas 10 mudas, sendo dois exemplares de cada espécie, ipê-amarelo, ipê-rosa, ipê de jardim e quaresmeira e monguba”, explicou Tiago Georgette, diretor de educação ambiental.

Ainda de acordo com Georgette, anualmente, são realizadas cerca de seis formações com as coordenações pedagógicas.“Todos os anos, várias questões ambientais são apresentadas para as escolas e cada uma desenvolve seu projeto conforme o desejo da equipe pedagógica da escola e os desafios vivenciados na comunidade do entorno daquela escola. O Centro Infantil fica numa área de urbanização recente e apresenta um deficit de arborização, e esse plantio auxiliará o processo de revegetação do bairro além de ser um incentivo às famílias para realizar mais plantios” explicou.

O Programa de Educação Ambiental atende aos princípios e objetivos estipulado na Política Municipal de Educação Ambiental e também atende a diretrizes requeridas pelo Programa Estadual Município VerdeAzul, índice que o município tem crescido nos últimos anos.
“As árvores têm função ambiental preciosíssimas nas áreas urbanas, infelizmente as pessoas desconhecem essas ações e acabam muitas vezes vendo apenas alguns problemas pontuais e não a melhoria da qualidade de vida como um todo. As árvores são também importantes para auxiliar a infiltração de água no solo, o que auxilia no abastecimento dos lençóis freáticos”, pontuou Georgette.
Todo cidadão pode solicitar o plantio gratuitamente de uma árvore em frente à sua casa pelo telefone 156.

 

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a deixar comentários abaixo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *