Oportunidade de participar do NMUN e do CWMUN é oferecida a quaisquer universitários; eventos serão realizados em 2019, em Nova Iorque A primeira reunião...

Oportunidade de participar do NMUN e do CWMUN é oferecida a quaisquer universitários; eventos serão realizados em 2019, em Nova Iorque

A primeira reunião sobre a maior simulação de atividades da Organização das Nações Unidas – ONU, está agendada para este sábado, dia 22 de setembro, às 9h30, na sala 9 da unidade I da Universidade de Araraquara – Uniara (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). As inscrições para o National Model United Nations – NMUN e o Change the World Model United Nations – CWMUN 2019 estão abertas e são oferecidas a quaisquer estudantes de graduação e pós-graduação. Os eventos, promovidos pela ONU, serão realizados no final de março do próximo ano, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A oportunidade é oferecida por meio do coordenador do projeto no Brasil e membro dos cursos de extensão de Direito da universidade, Fernando Rugno. “Nessa primeira reunião, daremos todas as informações necessárias sobre o NMUN e o CWMUN, como datas e procedimentos para participações, além de sanarmos eventuais dúvidas dos presentes. Provavelmente também contaremos com depoimentos de alunos que já participaram de edições anteriores”, detalha ele.

—>>“Dê um click nos banners de publicidade dos nossos parceiros e ajude o Portal Novidade a crescer”<—

Rugno explica que, no projeto, estudantes atuam como jovens embaixadores e recebem informações e temas sobre países diferentes dos de suas nacionalidades. “Assim, é feita uma preparação para que possam representá-los perante a ONU. Eles serão orientados em relação a pesquisas e, nos eventos, defenderão essas nações com propostas para melhorias conforme o tema proposto, que pode abranger áreas como saúde, economia, direito, agronomia, clima, engenharia etc”, diz.

Isso desenvolve o intelecto e também o senso de liderança, segundo o coordenador, “para que os participantes possam mudar algumas situações em um país em conflito, por exemplo, com novas ideias”. “Dependendo do empenho, se conseguirem a aprovação de suas propostas na assembleia geral do projeto, essas soluções são encaminhadas para as nações representadas e, se concordarem, tornam-se leis com os nomes dos autores”, conta ele, afirmando que, nos dez anos de participação da delegação brasileira no CWMUN e no NMUN, houve aprovações das ideias para os países representados. “Acredito em 2019 não será diferente”, opina.

Outro destaque mencionado por Rugno “é o contato mantido com nosso embaixador representante na ONU, que fica na missão permanente do Brasil do Conselho de Segurança”. “Sempre tentamos agendar uma visita, na qual ele e outros diplomatas recebem a delegação e transmitem informações sobre a Organização e o papel do Brasil perante ela. Isso é um ‘plus’ a mais”, comenta.

O coordenador lembra que, nos eventos de 2018, que marcaram o décimo ano da participação brasileira, a delegação nacional foi eleita a melhor do mundo. “Isso foi de grande relevância. É um prestígio muito grande para nós e só mostra nosso potencial lá fora”, finaliza.

A iniciativa é promovida por meio de uma parceria entre a Uniara e a Associação Diplomatici Brasil. As inscrições devem ser realizadas na coordenadoria da graduação de Direito, localizada na unidade I da universidade. Mais informações sobre o NMUN e sobre o CWMUN podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7173, pelo endereço www.diplomaticibrasil.com.br, ou também pelo e-mail diplomatici.brasil@gmail.com.

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a deixar comentários abaixo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *